Equipa do Projeto

Carlos Carreto

Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa onde desempenha atualmente as funções de Subdiretor para o Planeamento e Qualidade e de Presidente do Conselho Pedagógico.
É investigador e subcoordenador científico do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (NOVA FCSH) e membro colaborador do Instituto de Estudos Medievais (NOVA FCSH).
Os seus principais campos de lecionação e de investigação incidem sobre a Literatura Francesa, a Teoria da Literatura, os Estudos Medievais e os Estudos sobre o Imaginário, integrando a comissão científica e editorial de várias publicações ligadas aos estudos literários e interartes.
As suas publicações têm principalmente incidido sobre as relações dinâmicas entre Tradição, Mito e Literatura com particular enfoque sobre a narrativa medieval.

Ricardo Cunha Teixeira

Professor Associado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores. É doutorado em Matemática e tem sido responsável pela lecionação de unidades curriculares como Matemática Aplicada às Ciências Biológicas, Fundamentos e Aplicações da Matemática Elementar e Metodologia do Ensino da Matemática. 
Desempenhou as funções de coordenação do Projeto Prof DA, do Programa ProSucesso – Açores pela Educação, do Governo Regional dos Açores, por intermédio das oficinas de formação “Matemática Passo a Passo”, para os 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, entre setembro de 2015 e julho de 2021. Coordenou também as sessões “Matemática Passo a Passo”, das temporadas 1 e 2 do programa Aprender em Casa, da RTP Açores. 
Atualmente, é Pró-Reitor para a Qualidade e Inovação Pedagógica e coordena o GMIP – Grupo de Missão para a Inovação Pedagógica da Universidade dos Açores.

Eduardo Esteves

Professor Coordenador no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve e investigador do CCMAR-Centro de Ciências do Mar do Algarve. 
Os seus interesses de investigação e de lecionação atuais incluem transformação e controlo de qualidade de pescado, análise sensorial de alimentos, e planeamento experimental e modelação e análise estatística de dados.
Tem vindo a interessar-se por sistematizar e desenvolver as suas práticas pedagógicas, nomeadamente estudando e aplicando estratégias ativas de ensino-aprendizagem nas áreas em que leciona – nas STEM – com o objetivo de interessar e motivar os alunos e atingir os objetivos de aprendizagem. Também tem desenvolvido atividade não-docente na UAlg, e.g. enquanto presidente Conselho Pedagógico do ISE, membro do Conselho Técnico-Científico, subdiretor de Departamento de Engenharia Alimentar e diretor do Curso de Mestrado em Tecnologia de Alimentos.
Desempenha atualmente funções como Pró-reitor para a Inovação Pedagógica e Apoio ao Estudante da UAlg.

Ana Paula Canavarro

Ana Paula Canavarro é doutora em Educação, na especialidade de Didática de Matemática.
É professora associada no Departamento de Pedagogia e Educação da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora e membro integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. 
Desenvolve a sua atividade docente na área de formação de professores e tem como foco de investigação as áreas de desenvolvimento profissional de professores e de desenvolvimento curricular, dando particular atenção às práticas de inquiry-based-learning e às práticas de ensino inovadoras com recurso a tecnologias digitais e ao estabelecimento de  conexões interdisciplinares. 
Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM) de 2017 a 2023, é sócia fundadora da Associação de Professores de Matemática, e tem sido regularmente convidada para colaboração científica com o Ministério da Educação.
Recentemente, coordenou a equipa responsável pelos novos programas de Matemática no Ensino Básico em Portugal, e integrou o grupo de trabalho Desenvolvimento Curricular e Profissional em Matemática, promovendo o desenvolvimento profissional dos professores com vista à generalização do novo programa de Matemática a nível nacional a partir de 2021/22.
Presentemente, é Vice-Reitora para a Educação e Inovação Pedagógica e coordena projetos no domínio da inovação pedagógica na UÉ.

Elsa Fernandes

Elsa Fernandes é Professora Associada da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia.
Tem Doutoramento em Educação – especialidade de Didática da Matemática.
É membro de Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira.
Revela muito interesse pelas questões sociais, culturais e políticas da educação, temática que tem conduzido o seu percurso, nomeadamente numa incessante necessidade de compreender melhor a forma como se aprende.
Dedica grande parte da sua investigação à integração das tecnologias na formação inicial e continua de professores.
Tem criado Cenários de Aprendizagem onde as tecnologias tais como Robots, Realidade Aumentada e Modelação e impressão 3D e ferramentas de inteligência artificial são essenciais na aprendizagem das áreas STEAM.
É desde 2017 Vice-Reitora da Universidade da Madeira com os pelouros da Investigação, Internacionalização, Inovação e Empreendedorismo. 

Nuno Loureiro

Professor de Educação Física. Doutorado em Ciências da Educação, na Especialidade de Educação para a Saúde, Pós-Doutorado e com provas de agregação em 2021 pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH-UL).
Investigador da Equipa Aventura Social, membro integrado do SPRINT e colaborador do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), nos temas relacionados com a prática de atividade física, sedentarismo, ambiente construído, obesidade, imagem corporal, sintomas e sono.
Docente no Instituto Politécnico de Beja, onde coordena o Laboratório de Atividade Física e Saúde (LAFS/IPBeja). Membro da rede internacional do Estudo Health Behaviour in School-Aged Children/Organização Mundial de Saúde (HBSC/OMS).
Atualmente desempenha o cargo de Vice-Presidente do IPBeja.

Fernando Rebola

Fernando Rebola, Doutor em Educação, na Área de Especialização em Didática das Ciências, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2015).
Professor Coordenador da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Portalegre, exerce atualmente as funções de Vice-Presidente deste Politécnico, tendo sido anteriormente Subdiretor e depois Diretor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.
Investigador integrado do CARE – Centro de Investigação em Saúde e Ciências Sociais, com especial orientação para o domínio da Educação, em particular em Didática das Ciências, em Formação de Professores e em Pedagogia no Ensino Superior.
Assume ainda as funções de coordenação do Gabinete de Inovação Pedagógica do Politécnico de Portalegre.

Catarina Delgado

Professora Coordenadora do Departamento de Ciências Sociais e Pedagogia da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) e membro integrado do Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV).
Doutorada em Educação, com especialização em Didática da Matemática, os seus interesses de investigação focam-se no desenvolvimento profissional de professores, no estudo de aula enquanto processo formativo de professores e nas práticas do professor que promovem o desenvolvimento do raciocínio matemático e do sentido de número.
Tem participado em projetos de investigação e de intervenção relacionados com estas áreas e a sua atividade docente tem sido centrada na formação inicial e contínua de professores.
Desde abril de 2022, desempenha as funções de Pró-Presidente para a inovação pedagógica e promoção do sucesso académico.

João Couvaneiro

É Conselheiro do Conselho Nacional de Educação; Professor na Egas Moniz, onde dirige o Departamento de Inovação Pedagógica.
Desempenhou funções de assessoria no Gabinete do Secretário de Estado da Educação. Foi Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e foi Professor Coordenador e Diretor da Escola Superior de Educação Jean Piaget.
Lecionou em estabelecimentos de ensino básico e secundário.
Desenvolveu em Moçambique o projeto School in a Box.
Tem feito investigação em história social.
Foi reconhecido como Apple Distinguished Educator e foi finalista da edição mundial do Global Teacher Prize.
Integrou a Direção da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional.
É membro do Conselho Consultivo da Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos, Presidente do Conselho Científico da Associação Portuguesa para a Inovação e Empreendedorismo Social e Digital. 
Foi vice-presidente da Câmara de Almada e preside à Comissão de Educação, Desporto, Juventude e Cultura da Assembleia Municipal de Almada.