Projeto – Resumo

Sumário

Unindo vontades e esforços de nove Instituições de Ensino Superior (IES), que incluem um total de 53 Unidades Orgânicas, abrangendo 40% do território português (estendendo-se pela região a sul do Tejo e expandindo-se até aos Açores e Madeira), é criado o Consórcio “Sul e Atlântico”. A sua ação concretiza-se pelo Centro de Excelência (CE) SAPIEN – South and Atlantic Pedagogical Innovation & Excellence Network, que funciona como catalisador para a inovação e excelência pedagógica, assegurando a sustentabilidade dos investimentos para além do horizonte temporal do financiamento do projeto.  

O CE aposta no desenvolvimento de uma cultura institucional de valorização da docência, atento aos desafios desta opção no Ensino Superior. Esta cultura é essencial para que os docentes, de forma coletiva e individual, priorizem nas suas agendas o desenvolvimento de competência pedagógica. 

O CE assume três linhas de ação:  

1. Modelo pedagógico centrado nos estudantes e nas suas aprendizagens, ajustado à coconstrução do conhecimento e ao desenvolvimento de competências disciplinares e transversais relevantes para lidar com os requisitos do presente e do futuro (referencial flexível orientador); 

2. Desenvolvimento profissional de docentes sobre metodologias de ensino e de avaliação alinhadas com o modelo pedagógico, com recurso a ferramentas digitais (recursos humanos determinantes);  

3. Ambientes enriquecidos de aprendizagem, modernos e potentes, com integração significativa de recursos tecnológicos e digitais (condições logísticas indispensáveis).  

Tendo em conta estas linhas de ação, o CE define como estratégia:   

1. Estabelecimento conjunto de modelo pedagógico inovador, focalizado em aprendizagens relevantes dos estudantes, com recurso digital;   

2. Concretização de ações promotoras do desenvolvimento profissional dos docentes, incluindo formação inicial e contínua e desenvolvimento de comunidades de prática, incluindo investigação sobre a prática docente;   

3. Equipamento das IES com recursos digitais adequados ao desenvolvimento das práticas pedagógicas identificas e produção de recursos digitais necessários, incluindo adaptação de infraestruturas e instalações; 

4. Estabelecimento de medidas institucionais que favoreçam a criação de cultura e práticas de inovação e excelência pedagógica, incluindo apoio ao trabalho colaborativo entre docentes, com a criação de um Pedagogical Innovation HUB digital, oportunidades de partilha e medidas de valorização do investimento pedagógico dos docentes (DSD, avaliação do desempenho profissional).  

O funcionamento do CE é assegurado com a colaboração de todas as IES, destacando-se a voz dos estudantes na definição das atividades do CE, bem como um Conselho Consultivo, que conta com personalidades, nacionais e internacionais, de reconhecido mérito. 

A divulgação e disseminação dos resultados alcançados é feita através de congressos, divulgação de recursos e publicações digitais.